Você já experimentou o tofu? Conheça mais sobre este alimento e saiba os benefícios que ele pode trazer para sua saúde

01/08/2013 11:39

Dos alimentos à base de soja tradicionalmente consumidos no Oriente, o tofu é um dos mais populares.  Considerado um alimento tradicional, é comum e indispensável à dieta japonesa, podendo ser consumido de várias maneiras. Seu consumo é vantajoso pelas suas importantes propriedades nutritivas e funcionais, principalmente devido ao conteúdo proteico de elevado valor biológico.

O tofu ou "queijo de soja" é um alimento originário da China que foi introduzido no Japão pelos monges budistas durante a Era Heian, por volta do ano 600. Portanto, é surpreendente como o tofu, com uma história tão antiga, ainda seja um dos alimentos mais consumidos no Japão, China e Coréia.

O consumo do tofu teve um aumento considerável a partir do ano 2000 nos Estados Unidos e na Europa devido à nova tendência nos hábitos alimentares da população ocidental, a qual incentiva o consumo de alimentos mais saudáveis e que podem trazer algum benefício a saúde. O tofu, além dos aspectos relacionados à saúde, também é um grande aliado para a elaboração de alimentos menos calóricos ou dietéticos.

A maior parte da proteína de soja utilizada pela indústria de alimentos destina-se ao desenvolvimento de produtos à base de soja como leite, tofu, miso, tempeh, molho, dentre outros. Basicamente, o tofu é obtido a partir da coagulação do ”leite de soja”, num processo semelhante à coagulação do leite de vaca para obtenção do queijo.

O tofu proporciona 77 kcal de energia a cada 100g de produto, os quais estão distribuídos em 7 g de proteína, 5 g de lipídios, 0,8 g de carboidratos e 0,6 g de minerais. Dentre os minerais contém 120 mg de cálcio, 85 mg de fósforo, 1,4 mg de ferro, 85 mg de potássio, 32 mg de magnésio e 0,68 mg de zinco (WATANABE,  1997), além de poucas calorias e baixo conteúdo protéico apresenta aminoácidos essenciais.

Nos Estados Unidos, há uma alta incidência de obesidade na população, portanto são realizadas várias campanhas sobre mudanças nos hábitos alimentares em busca da reversão deste problema. O tofu, devido a seu reduzido teor calórico está sempre presente nestas campanhas.

Atualmente, sabe-se que nossos hábitos alimentares contribuem com a incidência elevada de doenças crônicas, principalmente as cardiovasculares e também podem atuar na prevenção destas doenças. Pesquisas têm demonstrado que a proteína de soja é eficiente no controle da arteriosclerose. Diante do exposto, a “Food and Drug Administration” (órgão que regulamenta os usos de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos) recomendou que, nos rótulos de produtos à base de soja, seja colocado em destaque que, 25 g de proteínas de soja por dia são eficientes na redução do colesterol sangüíneo e do risco de ataques cardíacos.

No Brasil, devido a grande quantidade de imigrantes orientais e descentes destes, o tofu é comercializado em feiras livres e supermercados com certa facilidade. Entretanto, esse alimento ainda é desconhecido por grande parte da população, que muitas vezes não sabe como utilizá-lo na culinária doméstica. Vale ressaltar que o tofu pode ser utilizado como mais um ingrediente de soja na culinária ocidental, permitindo a obtenção de pratos saborosos e saudáveis.

Pesquisas revelam que o tofu é um grande aliado no combate de doenças cardiovasculares, problemas circulatórios, diabetes, arteriosclerose e osteoporose, seu consumo colabora para a eliminação do colesterol. Além disso, o queijo de soja também contém isoflavonas, estas possuem ação antioxidante, capazes de inibir a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e as isoflavonas ainda ajudam as mulheres no período que antecede a menopausa reduzindo alguns sintomas da mesma.

Abaixo segue uma sugestão de salada com tofu, uma opção prática, rápida e saudável que pode fazer parte do seu cardápio ainda hoje!

 

 

 

Receita: Salada do “chef” com tofu

Ingredientes:

- ½ tofu (225g)

- 1 dente de alho

- 1 pé de alface pequeno

- ½ xícara (chá) de pepino picado

- ½ xícara (chá) de salsão picado

- ½ xícara (chá) de pimentão picado

- ½ xícara (chá) do queijo de sua preferência

- 1 xícara (chá) de carne cozida e picada (frango, boi, presunto ou porco)

- ½ xícara (chá) de cenouras cozidas e picadas

Tempero:

- 2/3 xícara (chá) de azeite de oliva

- 1/3 xícara (chá) de vinagre ou 3 colheres de sopa de suco de limão

- 3 colheres (sopa) de cebola picada

- Sal, pimenta do reino e açúcar

Modo de preparo:

Corte o tofu em cubos pequenos. Pique a alface em pedaços pequenos e disponha na saladeira com os demais ingredientes. Para preparar o tempero, misture um dente de alho picado com o óleo vegetal e o vinagre. Tempere com sal, pimenta e uma pitada de açúcar. Na hora de servir, despeje sobre a salada e misture. Cuidado para não desmanchar os cubos de tofu.

Bruna Lopes Murilha

Graduanda em Ciência dos Alimentos

Profª. Drª. Jocelem Mastrodi Salgado

 

Referências consultadas:

LAMPERT, J., ed. Tofu cooking. Tokyo: Shufunotomo, 1984. 96p.

WATANABE, T., comp. Science of Tofu: easy to understand. Kyoto: Food Journal, 1997. 197 p.