Termogênicos

12/09/2013 09:07

  “Use termogênico que  ajuda a  emagrecer e perder gordura”

Provavelmente você já ouviu essa frase em vários lugares, mas espere aí, você sabe o que são os termogênicos, quais seus benefícios, suas indicações?  É extremamente importante sempre ficarmos atentos sobre as novidades, mas devemos conhecer um pouquinho sobre o que iremos consumir.

Os alimentos considerados termogênicos são aqueles que apresentam maior dificuldade em ser digeridos, fazendo com que o organismo consuma maior quantidade de energia na realização da digestão.

Em geral, todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, acelerando o metabolismo, aumentando a temperatura corporal e a queima de gordura. Porém, existem alguns alimentos que merecem destaque, pois eles conseguem induzir o metabolismo a trabalhar em um ritmo acelerado, gastando mais calorias, sendo então classificados como: TERMOGÊNICOS.

No entanto, para uma redução de peso eficaz, o ideal é a realização de exercícios físicos, além de uma alimentação saudável e equilibrada. O consumo de termogênicos deve ser realizado com o acompanhamento de nutricionistas, que irão determinar, segundo as características individuais de cada pessoa, a quantidade correta que deve ser ingerida.

FIQUE ATENTO! A ingestão exagerada desses alimentos pode ocasionar alguns sintomas indesejados, como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Pessoas hipertensas e com problemas cardiovasculares devem ter uma atenção aumentada, pois alguns desses alimentos ou o uso de suplementos termogênicos fazem o coração trabalhar mais rápido. Pessoas com problemas na tireoide também devem ficar alertas, pois em alguns casos é contra indicado o consumo de termogênicos, devido a sua influência sobre o metabolismo. Além disso, vale ressaltar que esses alimentos não devem ser consumidos no período noturno, para não prejudicar o sono.

Existem vários alimentos consumimos diariamente que exercem a função de termogênicos, dentre eles destacam-se:

Pimenta vermelha, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve), laranja, kiwi, cafeína, guaraná, guaraná em pó, chá verde, linhaça, produtos derivados de chocolate e os que contém Ômega-3 (bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova).

Para a ingestão de termogênicos não é necessário o consumo exclusivo de suplementos, mas caso seu uso seja realizado, abaixo seguem algumas instruções da ANVISA, sobre alguns sinais na rotulagem e publicidade que podem ajudar a identificar suplementos não regularizados no Brasil:

Fique atento e tome cuidado se constar na embalagem:

- Promessas milagrosas e de ação rápida, como: “Perca 5 kg em 1 semana!”;

- Indicações de propriedades ou benefícios cosméticos, como redução de rugas, de celulite, melhora da pele etc.

- Indicações terapêuticas ou medicamentosas, como cura de doenças, tratamento de  diabetes, artrites, emagrecimento, etc.

- Uso de imagens e ou expressões que façam referências a hormônios e outras

substâncias farmacológicas;

- Produtos rotulados exclusivamente em língua estrangeira;

- Uso de fotos de pessoas hiper-musculosas ou que façam alusão à perda de peso;

- Comercializados em sites sem identificação da empresa fabricante, distribuidora, endereço, CNPJ ou serviço de atendimento ao consumidor.

A ANVISA recomenda que se você tem intenção de usar suplementos alimentares você deve sempre solicitar auxílio de um nutricionista ou médico para a identificação de produtos seguros e regularizados junto à Anvisa.

Gizele Bruna Barankevicz

Nutricionista- UNICENTRO

Mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos – ESALQ/USP

 

Sob orientação: Profª. Drª. Jocelem Mastrodi Salgado