Saúde Bucal: A alimentação pode ser fator muito importante!

01/10/2013 16:05

Nem sempre a formação cáries é devido à falta de escovação. Saiba que a alimentação pode ser um dos fatores que influenciam na saúde da nossa boca.

A alimentação desempenha papel importante no desenvolvimento dentário, integridade e estado ósseo como no tratamento e prevenção das doenças orais. A alimentação também pode estar diretamente ligada à absorção e consumo de nutrientes que são necessários ao desenvolvimento dos dentes.

A cárie é uma doença que afeta os tecidos dos dentes, ocorrendo a desmineralização, causada por bactérias das quais liberam ácidos pelo metabolismo dos carboidratos, formando as cáries. Constituem um dos grandes problemas de saúde pública no Brasil, das quais as ações educativas em saúde bucal são de extrema importância, baseados pela prevenção, como a informar a ação da bactéria, restrição de consumo de alimentos cariogênicos e açúcar e o aumento do consumo de flúor.

Os fatores que podem estar relacionados com a aparição e a frequência da formação das cáries citam em estudos a alimentação, a higiene oral, disponibilidade de flúor, o tempo dos açúcares presentes na boca, o nível socioeconômico e de educação.

Alguns alimentos podem ser classificados em cariogênicos e não cariogênicos, podendo ainda contribuir com a prevenção, como um benefício na saúde bucal.

Os alimentos cariogênicos estão ligados á quantidades de açúcares presentes das quais são suscetíveis à ação das bactérias formando as cáries. Entre esses alimentos são citados doces em geral, refrigerantes, mel, alimentos com altos teores de amidos. Dentro desses alimentos, incluem a textura, mais aderentes como bolos, biscoitos com recheios, ajudam na proliferação das bactérias, das quais os alimentos em que as crianças estão muito mais expostas a consumirem. Em estudos com ratos mostrou que frutas como banana e maçãs foram também causadoras de cáries em relação à sacarose (açúcar relacionados com a formação das cáries). Também foram constatados que o consumo de leite pelas crianças durante a noite sem a higiene adequada após a ingestão pode causar lesões nos tecidos dentários, formando as cáries.

Dentre os alimentos não cariogênicos e os protetores, são destacados pela ação na microbiota salivar, como abacaxi, o queijo e o iogurte (probiótico), reduzindo o efeitos dos ácidos na boca, neutralizando-a, diminuindo proliferação das bactérias. Além desta ação, os queijos e iogurtes ajudam na remineralização dos dentes, pois em suas constituições possuem altas concentrações de cálcio e fosfatos, que além de proporcionar benefícios aos dentes, são considerados anticariogênicos

Dessa forma a alimentação é um dos fatores determinantes na proliferação das bactérias e consequentemente na formação de cáries, alienados com outros fatores como a higiene, que são imprescindíveis para o controle e prevenção da saúde bucal.

Jéssica Bomtorin Aranha

Graduanda em Ciência dos Alimentos

Sob orientação: Profª. Drª. Jocelem Mastrodi Salgado

 

Referências

Silva, J. M. F. Avaliação da frequência do consumo de alimentos cariogênicos e sua relação com a cárie dentária numa amostra de crianças. Universidade do Porto. 2007. Disponível em: <https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/54450/4/115462_0728TCD28.pdf>.

. Benatti RM, Trotta EA. A saúde bucal da criança e do adulto: aspectos atuais. Revista HCPA 2000; 20:37-43. Disponível em:<https://www.hcpa.ufrgs.br/downloads/RevistaCientifica/2000/2000_1.pdf#page=37>.

AIRES JÚNIOR, F. A. F.; PAIVA, A. A.; BRASILEIRO, V. A. Merenda escolar na promoção da saúde bucal:o potencial cariogênico dos alimentos. Artigo de revisão. Nutrire: rev. Soc.Bras. Alim. Nutr. = J. Brazilian Soc. Food Nutr., São Paulo, SP, v. 32, n. 2,p. 117-128, ago. 2007. Disponível em:<https://www.revistanutrire.org.br/files/v32n2/v32n2a08.pdf>.

Figueira, TR, Leite ICG. Percepções, conhecimentos e práticas em saúde bucal de escolares. RGO - Rev Gaúcha Odontol. 2008;56(1):27-32. Disponível em :<https://www.revistargo.com.br/ojs/index.php/revista/article/view/6/4>.

 

Freire MCM, Macedo RA, Silva WH. Conhecimentos, atitudes e práticas dos médicos pediatras em relação à saúde bucal. Pesq Odont Bras 2000 jan./mar.; 14(1):39-45.