De olho nas Cores

02/10/2012 13:40

Muitas frutas são atraentes principalmente pela sua coloração marcante. Mas esse colorido não está ali apenas para bonito. De acordo com a coloração do alimento temos componentes específicos com benefícios peculiares.

As frutas e vegetais de cor roxa, preta e azul contêm os pigmentos chamados ANTOCIANINAS. As antocianinas são antioxidantes capazes de retardar os sinais de envelhecimento e atuar na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis como o câncer. Além disso, auxiliam a função cognitiva, sendo interessante para a prevenção de doenças neurodegenerativas como Alzheimer. Neste grupo temos o mirtilo, açaí, jabuticaba, ameixas, entre outros.

Os alimentos de coloração verde contêm entre outros fitoquímicos os ISOTIOCIANATOS, conhecidos por ajudar a prevenir ou reduzir o risco de incidência do câncer. Além disso, alguns alimentos desta categoria como brócolis apresentam elevada quantidade de cálcio.

A cor laranja, amarela e vermelha indica a presença dos CAROTENÓIDES. Os carotenoides são divididos em dois grupos: Carotenos e Xantofilas.

As xantofilas, luteína e zeaxantina, são responsáveis pela cor amarela da mácula da retina humana. Deste modo, a principal atividade deste composto é sua ação contra a DEGENERAÇÃO MACULAR. Fontes desses carotenoides que possuem esse efeito protetor são agrião, milho, espinafre e ovo.

No grupo dos carotenos, temos o beta caroteno e o nosso velho conhecido licopeno. O beta caroteno é responsável pela cor alaranjada dos alimentos e tem recebido atenção especial na luta contra o câncer. O consumo de frutas alaranjadas e amarelo-escuras é um aliado na prevenção do câncer de colo uterino, segunda maior causa de morte por câncer entre as mulheres.  Outra atividade importante do beta Caroteno é sua atividade como PROVITAMINA A. Os carotenoides provitamina A são: beta caroteno, alfa caroteno e beta criptoxantina. Já o licopeno, como a maioria já deve saber, é o composto responsável pela cor VERMELHA do tomate. A principal atividade funcional do licopeno é a prevenção do câncer de próstata. E interessantemente, com o aquecimento o licopeno se torna mais biodisponível para o organismo humano. Vale a pena investir nos molhos concentrados de tomate.

Não podemos desmerecer os alimentos de coloração branca, que são ricos em um grupo específico de compostos fenólicos denominados FLAVONÓIDES. Um destaque entre eles é a maçã. O aspecto mais positivo da maçã é o de ser um alimento que oferece poucas calorias, muitas fibras e substâncias antioxidantes, que atuam beneficamente reduzindo o risco de doenças. Mas é importante dizer que os benefícios multiplicam-se quando a casca da fruta é ingerida, pois é nela que se concentram em maior quantidade as substâncias ativas. 

Mas vale ressaltar que nada adianta você consumir um prato colorido apenas uma vez por mês. A disciplina é muito importante. O ideal para garantir saúde e bem-estar é consumir de três a cinco frutas de diferentes cores e de quatro a cinco porções de hortaliças, também variando a tonalidade, por dia.         

Não podemos deixar de lembrar que estes compostos, em sua maioria, são sensíveis ao processamento, então, muito cuidado com a temperatura utilizada no preparo destes alimentos!

Maressa Caldeira Morzelle
Engenheira de Alimentos-UFMT
Mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos-ESALQ/USP
Sob orientação: Profª. Drª. Jocelem Mastrodi Salgado

 

Referências: 

Fonte da Imagem: https://biokiq.blogspot.com.br/2009/05/beleza-das-frutas.html