Chá verde: uma planta milenar a favor da saúde

05/09/2012 14:17


Acabei meu mestrado e ainda são muitas as questões acima do efeito do consumo do chá verde sobre a obesidade. Antes de tudo, vamos fazer uma revisão sobre os benefícios que esta planta tem trazido por milênios para quem a ingere.

O chá verde é originário da China, e lá se deu o início de seu consumo. Muitos pesquisadores verificaram seus poderes medicinais, sendo sempre investigado seu poder antioxidante para a prevenção e cura de diversas doenças. Este chá provém das folhas da Camellia sinensis, que possui as catequinas, como seus principais compostos bioativos e auxiliares na manutenção da saúde.

 As catequinas são flavonóides que auxiliam contra diversos tipos de câncer, pois agem varrendo os radicais livres que oxidam as células de nosso organismo. Estas substâncias favorecem ainda a remineralização óssea, sendo ótima para evitar a osteoporose; outros benefícios são atividade antibacteriana (atua contra diversas bactérias), antivirótica (age contra diversos tipos de vírus), antifibrótica (age contra o endurecimento das artérias e de outras fibras ligadas a diversos órgãos, auxiliando também como anti-inflamatório) e neuroprotetora (protege os neurônios contra o envelhecimento precoce e contra sua perda), além de ser uma excelente fonte de antioxidantes no combate ao envelhecimento precoce de maneira geral.

Sob orientação da Profª Dra Jocelem Mastrodi Salgado, meu mestrado foi realizado acima dos efeitos do chá verde contra a obesidade. Este alimento funcional mostrou-se como forte aliado na diminuição da gordura corporal e manutenção da massa magra.

O artigo sobre este estudo acaba de ser aceito para publicação em uma Revista Internacional, a Journal of Medicinal Food. Assim que publicado, este artigo será discutido aqui no site do GEAF.

Enquanto isso, você pode ter acesso à dissertação no banco de teses da USP: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11141/tde-18102011-155801/pt-br.php

E à entrevista realizada pelo Globo Repórter sobre esta pesquisa: www.youtube.com/watch?v=Tvm754RFlvM

Gabrielle Aparecida Cardoso
Doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Sob orientação da Profª. Drª. Jocelem Mastrodi Salgado

 

Referências:

Cardoso, G.A. Efeito do consumo de chá verde aliado ou não ao treinamento de força sobre a composição corporal e taxa metabólica de repouso em mulheres com sobrepeso ou obesas. Dissertação (Mestrado) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - USP, Piracicaba, 2011. 128 p.

Imagem obtida em: https://www.mindbodygreen.com/0-5314/9-Reasons-Why-You-Should-Drink-Green-Tea.html