Você sofre de gastrite? Saiba algumas formas de prevenir!

30/07/2013 09:14

Muitas pessoas sofrem com desordens estomacais, sendo uma das mais conhecidas a gastrite. A gastrite é uma doença caracterizada por alterações da mucosa gástrica, principalmente pela presença de células inflamatórias que ocasionam lesões no estômago. 

Existem diferentes tipos de gastrite: crônica, aguda ou do tipo crônica bacteriana. A mais comum é a crônica bacteriana, uma infecção causada pela bactéria Helicobacter pylori. Este tipo da doença pode levar ao câncer gástrico. Os dados são assustadores ao indicarem que cerca de 50% da população mundial podem estar infectados com esta bactéria.

Inúmeros fatores podem ocasionar a gastrite, dentre eles, podemos destacar o estresse, as infecções bacterianas e hábitos alimentares ruins. Nessa matéria vamos mostrar a você alguns alimentos e hábitos que influenciam na ocorrência ou agravamento do quadro de gastrite. Evidências científicas indicam que as pessoas com sintomas de gastrite, consomem refrigerantes, café, embutidos (como salames, salsicha, linguiça, mortadela), doces, bem como alimentos com excesso de sal.

As complicações, como por exemplo o aparecimento do câncer, estão relacionadas aos fatores como: infecção gástrica pela bactéria, idade dos indivíduos, dieta deficiente de alimentos de origem vegetal, consumo excessivo de embutidos, fumo, associação com outras doenças, hereditariedade e o sedentarismo. 

Mas, existem alimentos que podem AJUDAR na prevenção desta desordem. O consumo regular de frutas, verduras e alimentos ricos em vitaminas C, E, ácido fólico e selênio contribuem com a proteção da mucosa do estômago. O consumo de alimentos com alto teor desses nutrientes, como verduras e frutas que possuem vitaminas C, E e ácido fólico, bem como  castanhas, as quais possuem quantidades significantes de selênio, podem ajudar tanto na prevenção da gastrite e das infecções bacterianas quanto na diminuição das lesões.

Jéssica Bomtorin Aranha

Graduanda em Ciência dos Alimentos

Sob orientação: Profª. Drª. Jocelem Mastrodi Salgado

 

Referências

AGUIAR, D. C. F. et al. Expressão dos antígenos ABH e Lewis na gastrite crônica e alterações pré- neoplásica da mucosa gástrica. Arq. Gastroenterol., Out 2002, vol.39, no.4, p.222-232

CÉSAR, A. C. G., SILVA, A. E. and TAJARA, E. H. Fatores genéticos e ambientais envolvidos na carciogênese gástrica. Arq. Gastroenterol., Out 2002, vol.39, no.4, p.253-259.

MOURA, G. S.; MENDES, S. P.Benefícios e Malefícios relacionados ao Café: Revisão de Literatura. Revista Eletrônica de Enfermagem do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição 2010 j. Disponível em: < https://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/79/21-atencao.pdf>

 

SILVA, A.K.T; SILVA, M. R. O. Avaliação de hábitos alimentares de pacientes com gastrite m uma clínica gastroenterologica particular em Caruaru- PE. Curso de bacharelado em nutrição. Faculdade do Vale do Ipojuca – FAVIP. 2009. Disponível em: <https://repositorio.favip.edu.br:8080/bitstream/123456789/699/1/monog rafia_CAPA.pdf>.