Sementes, cascas, folhas e talos: aproveite tudo e se beneficie.

20/09/2013 09:29

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Brasil se encontra entre os dez países que mais desperdiçam comida no mundo isso porque durante o consumo ou preparo dos alimentos é hábito dos brasileiros o descarte de sementes, cascas, folhas e talos. Além de tal ato gerar grande desperdício, muitas destas partes que geralmente são rejeitadas pelos consumidores são fontes ricas de nutrientes e compostos benéficos à saúde. 

Segundo pesquisas realizadas, esses “dejetos” - talos, folhas, sementes e cascas- podem inclusive ser mais nutritivos que a polpa, parte que considerávamos ser a mais nobre. E pensar que diariamente descartamos caminhões e mais caminhões de ingredientes nutritivos e saudáveis em lixões pelo Brasil a fora.

Qual a solução para isso? Simples, nós brasileiros devemos aprender a aproveitar ao máximo os alimentos que compramos. Afinal, além do ganho em saúde estaremos também reduzindo gastos e desperdícios de matéria prima.

Porém é importante lembrar que antes de serem utiliza-los os “resíduos”  devem ser meticulosamente higienizados, pois estão mais expostos ao meio ambiente sendo mais suscetíveis à sujicidades, contaminações e defensivos agrícolas.   

As folhas de vegetais como cenoura, beterraba, rabanete, entre outros podem ser utilizadas para o preparo de vários pratos como tortas, farofas, cuscuz, sopas e refogados. Segundo pesquisas realizadas, as folhas de cenoura são ricas em minerais e carotenoides (β-caroteno), sendo presentes, inclusive, em maiores quantidades nas folhas do que na raiz (normalmente consumida). Dentro do organismo, o β- caroteno é convertido em vitamina A, exercendo a função de crescimento, reprodução e prevenção de xeroftalmia (doença caracterizada pelo olho seco e dificuldade de enxergar, principalmente à noite).

As folhas de beterraba também são ricas em minerais, como o potássio, o qual regula a pressão arterial. Já as folhas de rabanete apresentam alto teor de selênio, um antioxidante que atua na prevenção de varias doenças no organismo humano. E por fim, as folhas verdes da couve-flor são mais nutritivas do que a própria couve-flor, possuindo mais ferro do que a couve manteiga, além de possuir fósforo, que atua na proteção da memória.

Os talos de vegetais como brócolis, couve-flor, alcachofra, espinafre entre outros, são ricos em fibras, minerais e vitaminas. Eles podem ser utilizados para a preparação de tortas, bolos, pães e quiches, ou ainda em sucos, quando crus. O consumo de alimentos ricos em fibras é associado ao fortalecimento do sistema imunológico, redução da agregação plaquetária, modulação da síntese de colesterol e atividade antibacteriana, podendo estar associado a prevenção de doenças cardíacas, câncer, doença diverticular do colón e diabetes tipo 2.

As sementes também possuem um papel benéfico no organismo. A semente de maracujá, por exemplo, possui como um dos principais ácidos graxos o acido linoleico (ω -6). Além disso, também possui o ácido oleico, palmítico e em menores quantidades, o acido linolênico (ω-3). O ω- 6 e ω-3 são importantes para a manutenção das membranas celulares, para as funções cerebrais e transmissão dos impulsos nervosos.

Outra semente interessante é a semente de melão, que também são ricas nutricionalmente, possuem proteínas e fibras, além de seu extrato ter elevada atividade antioxidante.  Temos também a semente de abobora que possui lipídios, proteínas, fibras, ácidos graxos mono e poli-insaturado, vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais como ferro, magnésio e potássio. Além disso, possui compostos bioativos, que trazem benéficos à saúde, como ácidos graxos essenciais (proporciona efeito favorável sobre os níveis de triacilglicerois, prevenção do câncer, redução da incidência de aterosclerose, etc.), carotenoides (formação de vitamina A no organismo, responsável pela visão noturna, crescimento e maturação do tecido epitelial, etc.), compostos fenólicos (possui ação antioxidante), fitoesterois (responsáveis pela redução do colesterol sanguíneo e consequentemente diminuição do risco de doenças cardiovasculares), entre outros. Vale a pena ressaltar que as sementes de abobora devem ser cozidas antes do seu consumo para que reduza a quantidade de compostos antinutricionais nelas presente.

As cascas também são outros componentes do alimento que devem ser aproveitados na alimentação, já que são ricas em fibras. Estes componentes são responsáveis por estimular o funcionamento do intestino e atuam também prevenindo doenças, como câncer de intestino, diabetes, prisão de ventre, etc. Além das fibras, a casca de goiaba, por exemplo, possui alto teor de polifenóis, que protegem do envelhecimento celular. As cascas de cenoura, abacaxi e laranja contém potássio, cálcio, fósforo e vitamina C; e a de banana é rica em potássio e vitaminas, além de também possuir as fibras.

Para seu aproveitamento, as cascas de abacaxi podem ser utilizadas para a preparação de sucos para a fabricação de doces, geleias ou compotas. As cascas de melancia, banana, mamão e manga, podem também serem ótimas alternativas para o mesmo fim. Além das cascas de frutas, a casca do pepino, por exemplo, pode ser curtida em vinagre para a preparação de picles.

Com tantos benefícios e opções, utilize toda a fruta ou vegetal no preparo de sua alimentação e se beneficie de seus nutrientes adicionais, além de economizar e reduzir o lixo descartado ao ambiente.

Em seguida, uma dica de receita para você aproveitar as cascas da banana.

Receita de bolo com casca de banana:

Bata 2 claras em neve e reserve na geladeira. Bata no liquidificador 2 xícaras de chá de leite integral e 4 cascas de banana e separe. Misture na batedeira ½ xícara de chá de margarina sem sal e 3 xícaras de chá de açúcar refinado até obter um creme. Adicione as 2 gemas, uma a uma e o leite com cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente 3 xícaras de chá de farinha de trigo. Mexa bem. Adicione então as claras em neve e 1 colher de sopa de fermento em pó. Coloque em uma assadeira untada com manteiga e farinha. Leve ao forno médio (200°C) pré-aquecido por cerca de 40 minutos.  

Alana Rodrigues

Graduanda do curso de Ciência dos Alimentos (ESALQ-USP)

Sob orientação da Profª. Drª. Jocelem Mastrodi Salgado

 

Fonte:

MANARINI, T. Nutritivos até o talo. Revista Saúde- n° 367. Editora Abril. 2013.

SOUZA, P. D. J.; NOVELLO, D.; ALMEIDA, J. M.; QUINTILIANO, D. A. Análise sensorial e nutricional de torta salgada elaborada através do aproveitamento alternativo de talos e cascas de hortaliças. Alim. Nutr., Araraquara v. 18, n. 1, p. 55-60. 2007.

 https://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/alimentos/article/view/133/143

VERONEZI, C. M.; JORGE, M. Aproveitamento de sementes de abobora (cucurbita sp) como fonte alimentar. Revista Brasileira de produtos Agroindustriais. Cmapina Grande, v. 14, n. 1, p. 113-124. 2012. https://www.deag.ufcg.edu.br/rbpa/rev141/Art1410.pdf

PEREIRA, G. I. S.; PEREIRA, R. G. A.; BARCELOS, M. F. P.; MORAIS, A. R. Avaliação química da folha de cenoura visando ao seu aproveitamento na alimentação humana. Cienc. Agrotec., V. 27, n.4, p. 852- 857. Lavras. 2003.https://www.scielo.br/pdf/cagro/v27n4/v27n4a17.pdf