Psoríase: os alimentos como aliados

02/07/2013 08:31

Você sabe qual a relação da saúde da sua pele com a alimentação? No artigo dessa semana vamos descobrir como aliar a alimentação a favor da sua pele contra a psoríase.

A psoríase é uma doença inflamatória de origem cutânea caracterizada por elevada propagação celular local. As lesões ocasionadas pela doença são características e conhecidas como eritêmato escamosas, ou seja, avermelhadas e descamativas que atingem principalmente regiões como cotovelos, joelhos, região lombar, couro cabeludo, mas qualquer área da pele humana pode ser alvo da psoríase.

Essa doença não apresenta uma cura definitiva e diferentemente do que muitos imaginam a psoríase não é transmitida através do contato (não contagiosa). Muitas vezes é confundida com alergias, micoses e até câncer de pele.

As causas não são totalmente conhecidas, a maior parte dos casos está relacionada à transmissão genética, ou seja, é passada de pai para filho através das gerações. Manifesta-se principalmente por fatores externos como estresse, através de doenças infecciosas, mudanças climáticas, fatores hormonais, uso de medicamentos com determinadas substâncias, problemas psicológicos, ferimentos, excesso de sol e a alimentação. Isso mesmo, os alimentos podem contribuir ou até mesmo prejudicar o quadro da psoríase.

Quais alimentos contribuem para o desenvolvimento da doença?

Fique ligado, o maior vilão para a piora da doença vem daqueles alimentos de fácil e rápido consumo, os alimentos industrializados, isso devido ao fato desses produtos apresentarem em altas quantidades as gorduras saturadas. Além disso, o consumo dessas gorduras está associado ao desenvolvimento da obesidade, principal doença relacionada com o aumento da gravidade do quadro cutâneo na psoríase. O acúmulo de gorduras corporais, especialmente as viscerais, sobrecarrega o sistema digestório, fazendo com que o fígado não elimine todas as toxinas como substâncias pró-inflamatórias (TNF-α) que quando caem na corrente sanguínea pioram o estado dos ferimentos na pele provocados pela doença.

Então o que devo comer para melhorar os sintomas?

A doença hoje é foco de diversas pesquisas que se dedicam a descobrir cada vez mais técnicas e tratamentos para amenização dos sintomas da psoríase. Existem hoje diversos remédios que propiciam tais benefícios, até mesmo a aplicação da toxina botulínica pode ser usada como tratamento para o alivio das feridas provocadas pela psoríase. Porém em adição os medicamentos podem trazer centenas de efeitos colaterais tais como diarreia, náuseas e algumas infecções, como a no trato respiratório.

Como alternativa pesquisadores na área da alimentação desenvolvem cada vez mais novos estudos que visam suprir as necessidades nutricionais e promoção da saúde e bem-estar do consumidor em relação a diversas doenças, tais como a psoríase. Existem substâncias presentes em alguns alimentos que podem ajudar na recuperação da pele machucada. A vitamina D, por exemplo, presente em peixes de água salgada, ovos, leite, pode ser um importante aliado, auxiliando na recuperação e crescimento epidérmico e inibição dos da produção de diversas toxinas inflamatórias. Essa vitamina também pode ser usada como tratamento tópico (uso direto sobre a pele), mas nada substitui o consumo dos alimentos que a contenham.

O ômega 3 também tem se mostrado como um componente alimentar eficiente contra doenças inflamatórias como a psoríase. Essa gordura amiga da saúde tem a capacidade de converter algumas substâncias inflamatórias em suas formas inativas diminuindo consequentemente a inflamação total. As principais fontes de ômega 3 são os peixes como a sardinha, nozes e a linhaça.

 

Considerando que a obesidade está diretamente ligada a psoríase, dietas com calorias reduzidas podem auxiliar no tratamento da doença. A ingestão diária de frutas, legumes e verduras ao invés de alimentos altamente calóricos, além de suprir todas as necessidades nutricionais não irá contribuir com o aumento da quantidade de gordura corporal. Ressaltado que os vegetais contêm diversas vitaminas, minerais e compostos que irão contribuir não só com a diminuição dos sintomas da doença como na manutenção da saúde em geral.

Mudanças nos hábitos alimentares podem auxiliar no tratamento da doença. Lembre-se que uma vida desregrada com o consumo excessivo de alimentos industrializados, bebidas alcoólicas, tabagismo são fatores agravantes a psoríase. Hábitos de vida saudáveis são o principal aliado ao bom funcionamento do organismo e manutenção da boa saúde garantindo qualidade de vida.

Antônio Thiago Matos Carvalho Santana

Engenheiro de Alimentos-UFMT

Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos-ESALQ/USP

Sob Orientação: Profª. Drª.Jocelem Mastrodi Salgado