ORTOREXIA: PARTE 2

29/08/2013 10:01

Na terça-feira falamos bastante sobre um distúrbio alimentar chamado ortorexia. A ortorexia é a chamada doença do vicio em alimentação saudável. Pessoas com ortorexia fazem da alimentação o ponto chave da sua vida. Não consomem produtos com sal, açúcar, corantes artificiais, geneticamente modificados, entre outros. Além disso, se importam plenamente com o modo e os utensílios usados na elaboração do alimento.

Mas, a partir de onde começa a ser uma doença? Como saber que não é somente uma preocupação com a saúde e sim um distúrbio alimentar? Considere as questões abaixo. Se suas respostas forem em sua maioria positiva, procure um especialista.

- Você gostaria que, ocasionalmente, pudesse apenas comer e não se preocupar com a qualidade dos alimentos que ingere?

- Você já desejou que pudesse gastar menos tempo com comida e mais tempo em outras atividades?

- Faz parte das suas habilidades apenas comer uma refeição preparada por alguém que você ama – uma única refeição – sem pensar em tentar controlar o que é servido?

- Você está constantemente procurando entender os motivos pelos quais os alimentos podem não ser saudáveis para você?

- Trabalho, amor, diversão, criatividade estão em segundo plano, após a importância de uma dieta saudável, na sua vida?

- Você se sente culpado ou com raiva quando abusa na dieta ou mesmo comete um pequeno deslize no seu planejamento alimentar?

- Você se sente no controle quando come apenas alimentos considerados saudáveis?

- Você já se sentiu melhor do que outras pessoas ao imaginar que você come adequadamente e não consegue entender como os outros podem comer determinados alimentos como fast food, enlatados, biscoitos gordurosos, entre outros?

É importante ressaltar que seguir uma dieta saudável não significa ter ortorexia e não há nada errado em ter hábitos alimentares saudáveis. A menos que isto esteja ocupando uma enorme quantidade de tempo e atenção da sua vida, que isto afaste você de pessoas queridas e de seu trabalho, que você se sinta culpado por ingerir comidas não tão saudáveis esporadicamente, ou seja, que sua alimentação seja usada para que você fuja de problemas que precisa enfrentar na vida.

Ao ler este artigo você se identificou com o distúrbio? Então, o que fazer? Primeiramente é preciso admitir o problema. Em seguida observe o que está causando esta obsessão, uma vez que questões emocionais podem estar envolvidas no problema. Discutir essas questões com um psicólogo ou um psiquiatra pode ajudar muito.

Antes de finalizarmos o encontro desta semana é importante ressaltar que se alimentar à base de comidas saudáveis e naturais pode ser muito útil à saúde. Alimentos podem prevenir doenças e manter a nossa qualidade de vida.Mas quando esta forma de alimentação torna-se uma obsessão, ela pode gerar inúmeros prejuízos a nossa vida.

Maressa Caldeira Morzelle

Engenheira de Alimentos-UFMT

Doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos-ESALQ/USP

Sob orientação: Profª. Drª. Jocelem Mastrodi Salgado