Gengibre e seus benefícios

28/06/2013 08:33

Você conhece o gengibre? Você consome gengibre? São muitas as perguntas sobre esse vegetal, no qual os efeitos vão além de nutrir.  O gengibre (Zengiber officinalis) é originário da Ásia e difundido por todo o mundo.  Esse tubérculo é utilizado desde a antiguidade pelos povos asiáticos, e distribuídos pelos outros continentes como uma especiaria. Devido seu sabor característico, o gengibre possui vasta utilização culinária em receitas de diferentes pratos, chás e também agora no mês de junho nas tradicionais festas juninas do Brasil, dando um toque especial no tradicional quentão. Em outros países, como a Jamaica, a utilização do gengibre se estende, sendo utilizado no preparo de cervejas. Também possuem óleos essenciais que são empregados além de indústrias alimentícias, farmacêutica e de perfumaria. 

 Além de ser utilizado na medicina popular como antigripal, antiinflamatórios, para infecções e alguns resfriados, o gengibre possui propriedades que auxiliam a digestão. Sua utilização vai além com efeitos analgésico, antinauseante, antifúngicos, antiinflamatórios, antioxidantes. O composto presente no gengibre responsável por essa promoção à saúde é conhecido como gingerol, o mesmo que confere ao condimento o sabor pungente.

Em alguns estudos foram destacados a utilização do gengibre para náuseas e vômitos em alguns indivíduos, principalmente em mulheres grávidas, sendo enfatizada a diminuição dessas ocorrências.

Os extratos de gengibre também já foram destacados na redução de peso. Em algumas pesquisas esses extratos podem auxiliar na redução de níveis elevados de lipídios e de glicose em obesidade relacionado com a resistência de insulina, pois estes inibem enzimas que limitam o metabolismo do LDL (colesterol ruim). Vale ressaltar que o gengibre pode ser utilizado de diversas formas e em variadas receitas. Em geral não apresenta uma quantidade de consumo ideal, mas cuidado, alguns estudos demonstram que o excesso do consumo desse condimento para mulheres grávidas pode ter efeito abortivo.

O gengibre pode ser utilizado em chás, bebidas típicas, como tempero e de outras formas. Portanto, ao inserir o gengibre em sua dieta, além de dar um toque a mais pelo seu sabor característico, pode ser um ótimo aliado a sua saúde.         

Jéssica Bomtorin Aranha

Graduanda em Ciência dos Alimentos

Sob orientação: Profª. Drª. Jocelem Mastrodi Salgado

 

REFERÊNCIAS

Rodrigues, H.G.; Meireles, C.G.; Lima, J.T.S.; Toledo, G.P.; Cardoso, J.L.; Gomes, S.L. Efeito embriotóxico, teratogênico e abortivo de plantas medicinais. Rev. bras. plantas med. vol.13 no.3 Botucatu  2011.

ANDRADE, M. A.; CARDOSO, M. G.;     BATISTA, L. R.; MALLET, A. C. T. MACHADO, S. M. F. Óleos essenciais de Cymbopogon nardus,Cinnamomum zeylanicum e Zingiber officinale: composição, atividades antioxidante e antibacteriana1. Rev. Ciênc. Agron. vol.43 no.2 Fortaleza Apr./June 2012.

Goyal, R.K., Kadnur, S.V., 2006. Beneficial effects of Zingiber officinale on goldthioglucose induced obesity. Fitoterapia 77, 160–163.

JUNIOR H.  P. L.; LEMOSIL. A. L. A. GENGIBRE. Disciplina de Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências da Universidade Federal de São Paulo — Escola Paulista de Medicina (Unifesp-EPM), Centro Cochrane do Brasil. Nutrologia. 2010,