Fome X Compulsão alimentar

22/08/2013 11:05

Chegou o final de semana ou aquele evento especial esperado à dias e o resultado disso já sabemos: excesso na comida. Com certeza você também já passou por isso algumas vezes. No entanto, existem pessoas que não conseguem se controlar diante da comida, comendo de maneira compulsória e sem limites. Infelizmente, esse exagero é caracterizado como um distúrbio e recebe o nome de compulsão alimentar.

A compulsão alimentar caracteriza-se pela ingestão exagerada dos alimentos, mesmo quando não há fome. A pessoa que sofre deste distúrbio sente necessidade de comer sempre e na maioria das vezes não obedece aos intervalos entre as refeições. Nestes casos, o paciente é capaz de comer em um curto período de tempo, grandes quantidades, sendo a sua ultima preocupação o sabor dos mesmos.

Algumas pesquisas apontam que em 2 horas, portadores desta desordem podem ingerir até a 15 mil calorias, lembrando-lhes que um adulto normal precisa em média de 2 mil calorias por dia.

É interessante ressaltar também que as pessoas com compulsão alimentar ingerem exageradamente qualquer tipo de alimento e não apenas alimentos doces e/ou gordurosos. Especialistas explicam que muitas vezes os pacientes chegam ao ponto de comer até mesmo alimentos crus ou congelados, e isso ocorre não porque sentem prazer, mas sim por total descontrole.

Outros sintomas envolvidos e descritos em pacientes com compulsão alimentar são comer rápido demais, não mastigar corretamente; se sentir arrependido e triste após os rompantes; não se preocupar com o aumento de peso; ficar constrangido perante a sociedade e sentir prazer imensurável ao comer.

As causas envolvidas no desenvolvimento da compulsão alimentar estão intimamente relacionadas com problemas emocionais, como quadros de depressão e ansiedade.

A compulsão alimentar, portanto, é totalmente diferente de sentir fome.  A fome é uma sensação fisiológica que temos quando o nosso corpo necessita dos alimentos, neste caso, nosso corpo realmente necessita dos nutrientes presentes nos alimentos para manterem as funções corporais equilibradas.

É muito comum ocorrer confusão entre os termos compulsão alimentar e fome. Ninguém está livre de, de vez em quando, exagerar na comida. Às vezes porque estamos nervosos ou ansiosos, ou mesmo na famosa TPM, sem mencionar os eventos sociais, como festa com os amigos ou o típico churrasco brasileiro. Á vontade e a diversidade sempre nos levam a um bocadinho a mais. Porém essas escapadinhas ocasionais não configuram um quadro de compulsão. Como já mencionado as pessoas que sofrem desta anomalia comem de forma desregulada, compulsoriamente e sem limites, e por isso merecem cuidado e atenção extremas.

A alimentação já é comprovadamente um forte aliado à prevenção de diversas doenças. A sua relação com a compulsão alimentar não é diferente. Diversos alimentos podem auxiliar o paciente compulsivo, fornecendo ao mesmo uma sensação de bem-estar e saciedade.

Dentre estes alimentos, podemos destacar os alimentos ricos em carboidratos. Quando ingeridos eles promovem em nosso organismo elevação das taxas de glicose no sangue a qual por sua vez esta associada à sensação de disposição e bem-estar. No entanto, cuidado, sempre que for consumi-los prefira os carboidratos mais saudáveis, isto é, os carboidratos advindos de cereais integrais e de frutas, aqueles ricos em fibras.

Alimentos como leite, frango, fígado bovino, feijão e grãos integrais também devem estar presentes na dieta dos pacientes com compulsão alimentar. Esses alimentos são ricos em vitaminas do complexo B como a B6 (piridoxina) e vitamina B9 (ácido fólico). No nosso organismo tais compostos promovem a síntese de serotonina, neurotransmissor relacionado com a redução dos sintomas de ansiedade.

Outra vitamina que deve ser incluída na dieta desses individuos é a vitamina C (ácido ascórbico). Estudos afirmam que a ingestão de vitamina C reduz os níveis do hormônio cortisol. Quando estamos ansiosos, este hormônio é responsável por repassar os sinais de estresse para o nosso corpo, dessa forma, os alimentos ricos em vitamina C promovem uma diminuição na sensação de estresse, aumentando o bem estar. Como exemplo de alimentos ricos nesta vitamina temos: as frutas cítricas, com destaque para o abacaxi, laranja, acerola e limão. Além disso, também pode ser encontrada em tomates e pimentões.

A cúrcuma, que também é conhecida como gengibre dourado, açafrão da terra ou açafrão da Índia é utilizada desde muito tempo como especiaria, já que possui uma forte coloração amarelada e um sabor incomparável. Ao incluir este tempero nas preparações estamos favorecendo as sensações do BOM humor. Isto porque a cúrcuma é capaz de aumentar a biodisponibilidade de serotonina, principal agente controlador do humor. Para obter estes resultados, indica-se a adição de 1 colher de chá no preparo das refeições diárias.

Por fim, temos os alimentos ricos em triptofano (carne, ovos e leite). Este aminoácido é um dos precursores utilizados na formação da serotonina. Sendo assim, quanto maior a ingestão deste aminoácido maior será a liberação de serotonina e consequentemente maior a sensação de bem estar.

Vale a pena seguir as dicas, sendo você um compulsivo alimentar ou não, é sempre importante destacar que a alimentação É PRIMORDIAL quando a questão é qualidade de vida.