Antioxidantes

13/08/2013 08:53

Atualmente ouve-se falar muito sobre antioxidantes e seus benefícios, seja na prevenção do envelhecimento ou na redução do risco de doenças, dentre elas as cardiovasculares e o câncer. Mas afinal o que são antioxidantes? Quais são os principais? Onde podemos encontrá-los? Como atuam no nosso organismo?

Descubra a resposta para estas perguntas lendo este artigo.

Entendendo um pouco sobre o que são e como funcionam:

Antioxidantes são substâncias que combatem os efeitos deletérios proporcionados pelos radicais livres (RL) em nosso organismo. Os RL são produzidos naturalmente pelo nosso corpo e embora sejam essenciais para o nosso metabolismo, muitas vezes tornando-se fatores prejudiciais à nossa saúde ao reagir com o DNA e o RNA, possibilitando assim o surgimento de doenças cardíacas e doenças degenerativas como o câncer e Alzheimer, bem como acelerando o processo de envelhecimento celular.
 

 Quanto ao seu mecanismo de ação no organismo:

As substâncias antioxidantes se ligam aos radicais livres e interagem com eles, estabilizando-os ou inativando-os, antes que esses mesmos se unam a alguma outra molécula biológica provocando reações danosas ao nosso organismo.

Meios de obtenção e tipos de antioxidantes:

Podem ser produzidos pelo próprio organismo ou obtidos através da ingestão de alimentos ricos nesses compostos, sendo esta última, a principal fonte dos mesmos. Como exemplos desta família de substâncias temos: as vitaminas, os compostos fenólicos e os carotenoides.

As vitaminas:

A vitamina C (ácido ascórbico) e a vitamina E (tocoferol) estão entre as principais vitaminas com atividade antioxidante. A vitamina C é facilmente obtida através da dieta, a ingestão de alimentos como frutas e hortaliças frescas, principalmente aquelas com caráter ácido, como laranja, limão, abacaxi, acerola são excelentes fontes. Avitamina C também melhora a absorção de ferro pelo nosso organismo. Já a vitamina E é amplamente encontrada em vegetais verde-escuros, germe de trigo, sementes oleaginosas e óleos vegetais. Alimentos de origem animal ricos neste nutriente são a gema de ovo e o fígado de boi.

Compostos fenólicos:

São divididos em dois grupos: os flavonoides, que podem ser subdivididos em flavonóis, flavanois, flavonas, antocianinas, isoflavonoides e flavononas; e os ácidos fenólicos, subdivididos em ácidos benzoicos, ácidos cinâmicos e cumarinas. São extremamente importantes para a manutenção da saúde cardiovascular, prevenindo doenças que afetam esse sistema.

Os principais alimentos que contém compostos fenólicos são as frutas, destacando-se as uvas, ricas em compostos do grupo flavonoides e as demais frutas com coloração vermelha e roxa como cerejas, amoras, framboesas e mirtilo. O vinho, por ser um produto elaborado a partir das uvas também é rico em antioxidantes, sendo que o tinto é o que possui maior quantidade dessas substâncias. A semente de uva, muito utilizada na indústria cosmética para a extração de óleos, também apresenta altos teores de compostos fenólicos, assim como a semente de caqui. Outras frutas que também merecem destaque são a romã, as frutas tropicais silvestres como o jambolão e o bagaçu e as frutas nativas do cerrado como a araticum, a lobeira e o pequi.

No quesito cereais, os maiores destaques vão para o sorgo e para a soja, sendo, esta última, rica em isoflavonas. Já em relação às bebidas, aquelas que apresentam maior quantidade de compostos fenólicos são o café, o chá verde e o chá da erva-mate. O principal produto de origem animal rico em compostos fenólicos é o mel.

Carotenóides:

São substancias que dão coloração em alguns vegetais e que também atuam como antioxidantes. São obtidos somente através da alimentação, pois nosso organismo não pode sintetizá-los.  Alguns tipos de carotenoides, como o β-caroteno, são precursores da vitamina A, já outros como o licopeno e a luteína não possuem essa mesma capacidade, embora sejam importantes para nossa saúde.

As principais fontes de carotenoides são as cenouras e as abóboras, que são ricas em β-caroteno (composto que previne danos celulares e consequentemente o câncer); o espinafre é rico em luteína, excelente preventor de  danos a mácula ocular. O tomate e derivados são ricos em licopeno (nutriente importante para a prevenção do câncer e doenças coronárias). Em relação exclusivamente ao licopeno, o tomate é a principal fonte, mas quantidades significativas do nutriente também são encontradas no mamão, na goiaba vermelha, na melancia e na pitanga.

"Agora que você sabe tudo a respeito dos antioxidantes, não deixe de inseri-los em sua dieta, fontes é que não faltam".

 

Marina Paraluppi Loureiro

Graduanda em Ciência dos Alimentos

Profª. Drª. Jocelem Mastrodi Salgado

 

Referências:

PEREIRA, A. L. F.; VIDAL, T. F.; CONSTANT, P. B. L. Antioxidantes alimentares: importância química e biológica. Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr.= J. Brazilian Soc. Food Nutr., São Paulo, SP, v. 34, n. 3, p. 231-247, dez. 2009.