Águas Calmantes (Slow Cow e Água com açúcar) – verdade ou mito?

18/09/2013 13:29

A Slow Cow (ou “vaca lenta”, em tradução livre) é uma bebida calmante ou “antienergética”, que foi lançada em 2008 no Canadá. No Brasil, testes industriais nas primeiras latas ainda estão sendo realizados e o lançamento desta bebida estava previsto para julho/agosto deste ano. Segundo o site da marca, a bebida ajuda na melhora da concentração, memória e capacidade de aprendizagem sem causar sonolência.

Quanto a sua composição os fabricantes informam que a bebida não contem calorias, cafeína, açúcar e conservantes. Dentre os ingredientes naturais existentes encontram-se a L-teanina, camomila, passiflora, valeriana, tília e lúpulo.

A empresa da bebida alega que a ingestão desta bebida promove relaxamento melhora a capacidade de concentração, aprendizado e memória, aumenta os níveis cerebrais de dopamina, o neurotransmissor responsável pelo prazer, trata a insônia, ajuda a reduzir o nervosismo, diminui a fadiga durante o exercício, ajuda na transmissão de impulsos nervosos e na contração muscular e participa nas funções dos rins e glândulas supra-renais.

No entanto, devemos sempre prezar pela cautela! Detalhadamente, ingrediente por ingrediente iremos discutir os benefícios calmantes ou não das substancias presentes nesta bebida.

A L-teanina é o principal ingrediente da bebida calmante. Esta substância é considerada um aminoácido não proteico que está presente naturalmente na Camellia sinensis e contribui para o gosto agradável do chá. Segundo estudos, a L-teanina está associada ao aumento de relaxamento, melhora da concentração e da capacidade de aprendizagem, bem como outros benefícios à saúde, incluindo a prevenção de certos tipos de câncer e doenças cardiovasculares, perda de peso e melhora do sistema imunológico. A L-teanina é química e biologicamente sintetizada na indústria. A bebida “antienergética” contém 100mg de L-teanina.

A passiflora é originária da América do Sul, entre as 530 espécies descritas para o gênero, mais de 150 são nativas do Brasil. Conforme estudos, a passiflora realmente possui efeito ansiolítico e sedativo, ou seja, reduz a ansiedade e a tensão e diminui a atividade do cérebro, respectivamente. Uma lata da bebida possui 75 mg de passiflora.

A camomila (Matricaria chamomilla) foi designada, em 2006 pelo Ministério da Saúde, com propriedade potencial ansiolítica no Sistema Nervoso Central (SNC). De acordo com outro estudo, as flores da camomila possuem diversos benefícios terapêuticos, como propriedades carminativas (reduz os gases intestinais), espasmolíticas (elimina ou alivia espasmos), anti-inflamatórias, contra ferida estomacal e síndrome do intestino irritado. Dentre as atividades farmacológicas já testadas, foram relatadas a eficácia da camomila na diminuição do estresse, na aceleração da cicatrização de feridas em animais, benefícios em animais com diabetes, potencial in vitro contra o câncer e eficaz inibição da abstinência e dependência de morfina em ratos. A quantidade de camomila na bebida é de 75mg.

Conforme a Organização Mundial da Saúde, a valeriana (Valeriana officinalis L.) é usada como sedativo moderado, como agente promotor do sono e no tratamento de distúrbios do sono associados à ansiedade, atuando no Sistema Nervoso Central. Porém, um artigo de revisão diz que as evidências de eficácia disponíveis são fracas para justificar o uso da valeriana no tratamento da insônia, indicando a necessidade da realização de novos estudos em humanos. Uma lata de Slow Cow apresenta 75mg de valeriana.

Um estudo verificou que o lúpulo (Humulus lupulus), outro componente da Slow Cow, exerce uma propriedade de melhorar o sono, sem influenciar o comportamento motor de ratos, além de possuir atividade antidepressiva. A quantidade de lúpulo na bebida é de 50mg.

Em relação á tília, família Tiliaceae, não foi encontrado sobre seus efeitos na literatura.

Também na composição do drinque há dois minerais, sódio e potássio, em que não participam do característica relaxante da bebida Slow Cow.

Diante disso, dos cinco ingredientes que analisamos, quatro possuem efeito relaxante, assim, podemos chegar à conclusão que a bebida Slow Cow com alegação calmante é verdadeira. Vale ressaltar que esses são os ingredientes originais da bebida canadense, caso venha ser produzida no Brasil há possibilidades que haja alteração em sua composição, com isso, é preciso experimentar para testar realmente seu potencial “antienergético”.

Outra bebida que é muito utilizada como uma alternativa para acalmar, é a famosa água com açúcar. Mas será que essa tradicional bebida realmente possui estes efeitos? A resposta é NÃO. A crença popular de que água com açúcar possui efeito calmante é um equívoco, ou seja, mito!

A explicação para isso, deve-se ao fato de que o açúcar é um carboidrato, quando vai para o estômago é transformado em dois compostos: frutose e glicose. Sendo assim, possui a função de ser fonte de energia para o corpo, e não uma espécie de sedativo.

Porém, a resposta positiva ao consumir água com açúcar pode ter outra explicação: o psicológico. Se a pessoa acredita que a mistura vai deixa-la mais tranquila, pode ser realmente ela tenha essa ação sobre o corpo.

 Uma dica fundamental para quem busca todos estes efeitos calmantes é a prática de atividades físicas, uma vez que libera serotonina, neurotransmissor que dá sensação de prazer e assim promove a paz interior.

Gisele Correia

Graduanda em Nutrição - UNICAMP

Orientação: Profª. Drª. Jocelem Mastrodi Salgado

Referências Bibliográficas:

SANTOS, Kely Cristina dos et al. Sedative And Anxiolytic Effects Of Methanolic Extract From The Leaves Of Passiflora Actinia. Braz. Arch. Biol. Technol.,  Curitiba ,  v. 49, n. 4, July 2006.

CROCHEMORE, Maria Lúcia et al. Caracterização Agromorfológica Do Maracujazeiro (Passiflora Spp.). Rev. Bras. Frutic., Jaboticabal - SP, v. 25, n. 1, p. 5-10, Abril 2003.

Ministério da Saúde do Brasil. A fitoterapia no SUS e o Programa de Pesquisa de Plantas Medicinais da Central de Medicamentos. Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Assistência Farmacêutica. Brasília, 2006.

SECCHI, Paula et al. O Efeito Da Valeriana No Tratamento Da Insônia. Visão Acadêmica, Curitiba, v.13, n.1, Jan. – Março 2012.

Anvisa - Valeriana

Disponível em: <https://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM[31620-2-0].PDF>. Acesso em: 10 setembro 2013.

ZANOLI, P. et al. Uma Nova Visão Da Atividade Neurofarmacológico De Humulus Lupulus L. Journal of Ethnopharmacology, vol. 102, n.1, pp. 102-106, outubro 2005.

VUONG, Q.V.; et al. L-Theanine: Properties, Synthesis And Isolation From  Tea. J Sci Food Agric, vol. 91, ed. 11, pp. 1931–1939, agosto 2011.

DELARMELINA, J.M. et al. Efeitos Citotóxico, Genotóxico E Mutagênico Da Tintura De Matricaria Chamomilla L. in Vivo. Rev Cubana Plant Med,  Ciudad de la Habana,  v. 17,  n. 2, junho 2012.