“Yes, nós temos bananas”, então porque não come-las?

10/12/2012 11:19


“Yes, nós temos banana,
Banana prá dar e vender
Banana, menina, tem vitamina
Banana engorda e faz crescer.”

Uma antiga marchinha de carnaval, mas que já dizia muito sobre os benefícios dessa fruta.

A banana é uma planta herbácea, fruto da bananeira, pertencente à família (Musa Sapientum). Essa fruta constitui o quarto alimento de maior produção mundial, perdendo apenas para o arroz, milho e o trigo. Atualmente cultivada praticamente em todas as regiões tropicais. Hoje o Equador, Costa Rica, Colômbia, Filipinas e principalmente o Brasil são os principais produtores de banana. A banana é um produto potencial para a exportação, sendo a União Europeia e os Estados Unidos as principais potencias importadoras do fruto. Representando uma fonte alimentar importante para mais 400 milhões dos habitantes nos países tropicais.

O fruto apresenta elevado teor de carbono que se transforma à medida que a banana amadurece. Primeiro sob forma de amido (29%) pouco digerível, convertem-se gradativamente em frutose, glicose e sacarose tornado-se rapidamente biodisponíveis.

Mas a fama de alimento benéfico da banana se deve em sua maioria pela rica composição de potássio, ideal para os praticantes de atividades físicas. Esse nutriente presente na banana atua principalmente na regulação da contração muscular e equilíbrio hídrico durante o exercício. Bem como o potássio, a banana contém importes teores de carboidratos, responsável pela recuperação energética dos atletas durante as atividades, ou seja, a banana é o alimento perfeito para recuperação e manutenção da energia e dos músculos dos atletas.

Então a banana é apenas um alimento energético?

Não. Esse fruto possui também valores significativos de diversas vitaminas como a B1, B2, B6 e B12, além de cálcio, ferro, magnésio e ácido fólico, vitaminas e minerais importantes na prevenção de diversas doenças.

Devido à presença de ferro, a ingestão da banana estimula a produção de hemoglobina, prevenindo contra a anemia. O fato de a banana apresentar baixo teor de sódio e elevado de potássio faz com que esse alimento contribua para o abaixamento da pressão arterial.

As vitaminas do complexo B presentes na banana auxiliam no bom funcionamento do sistema nervoso e ajudam na recuperação muscular.

Além disso, o fruto possui elevados teores de fibras alimentares que combinadas com os seus 3 açúcares naturais (sacarose, frutose e glicose) oferecem ao corpo grande quantidade de energia, auxiliando também na regulação das atividades gastrointestinais, prevenindo doenças relacionadas a área bem como a constipação.

Quanto comer?

É um alimento de baixo valor calórico, qualquer variedade de banana (prata, ouro, nanica, maçã) apresenta propriedades nutricionais semelhantes. Para que essa fruta exerça os benefícios propostos é recomendado o consumo sem exageros de até duas bananas por dia.

A cada 100 gramas ingeridas da banana oferecem:


A maneira mais adequada de armazenar as bananas é em locais frescos, secos e arejados para que ocorra o amadurecimento do fruto de maneira rápida e adequada, se deseja aumentar a velocidade do processo basta destacar o fruto do cacho e envolve-lo em jornal.

Inserir essa fruta na dieta, além de nutritivo e benéfico à saúde faremos consumo de um produto tipicamente nacional.

Yes, nós temos bananas!

Antônio Thiago Matos Carvalho Santana
Engenheiro de Alimentos-UFMT
Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos-ESALQ/USP
Sob Orientação: Profª. Drª.Jocelem Mastrodi Salgado